Seguidores

terça-feira, 29 de setembro de 2015

A Definição das Cores no Artesanato

                                   


A cor é capaz de dar vida e beleza a qualquer coisa. Mas, antes de decidir por uma cor, conheça seu significado.
Para escolher a cor certa no artesanato é preciso levar em consideração além das aparências físicas, como fazer sentido na obra de artesanato: representar o chão, o cabelo, o céu, etc.
As cores também incentivam alguns tipos de sensações psíquicas como alegria, tristeza, calor, feminilidade e outros.
Quem gosta de repaginar o visual da casa se agrada com as várias escolhas de tonalidades acessíveis no mercado nos dias de hoje. Porém, na hora de optar por uma cor é fundamental prestar atenção às sensações e aos estímulos causados por elas. Elas podem ocasionar ao ambiente uma aparência maior, menor, mais úmido, seco, acolhedor ou repulsivo, entre outras.
Branco: Paz. Por ter uma tonalidade neutra, condiz com todo tipo de ambiente e auxilia a aumentar os espaços. No artesanato é um cor neutra que suaviza a peça em relação as outras cores. Na decoração em geral pode dar a sensação de vazio e também de limpeza.
Amarelo: Alegria e riqueza. É relativo ao sol. Na decoração em geral é uma cor quente e por isso, provoca a sensação de conforto e secura. No artesanato é um cor que destaca na frente de qualquer outra cor, ou seja ela bate de frente por isso é ótima para utilizar na escrita acompanhada de uma cor escura.
Laranja: Abundância e energia. Estimula o vigor e a criatividade e aumenta a impressão de calor. Ideal para estimular a apetite e lembrar o verão.
Vermelho: Paixão e energia. Porém, quando em exagero, se mostra uma cor agressiva na decoração. No artesanato é muitas vezes a elegância da peça, lembra a paixão, lábios e mistério.
Rosa Choque: Amor e feminilidade. É uma cor feminina que esbanja romantismo por onde passa, as flores, os babados, os objetos, as parede. O rosa e sua grande variação de tonalidades suavizam ambientes e lembra as mulheres em todas as fases da vida: bebe, infância, adolescência e maturidade.
Verde: Esperança. Refere-se à natureza. As tonalidades mais escuras, porém, significam inveja e um rosto todo verde lembra doença. No artesanato é ideal para representar a natureza e fazer sombras aos verdes mais claros é uma cor para guardar na manga e usar com sabedoria.
Azul: Harmonia. Transfere tranquilidade e ajuda o raciocínio e a intuição. Na decoração em geral traz sensação de conforto em ambientes bem quentes. No artesanato é o céu, os olhos e a riqueza das variações que o azul proporciona desde o mais claro ao mais escuro.
Violeta: Criatividade. Estimula a inteligência. Em cores mais claras, significa tranquilidade. No artesanato, nas flores e vestuário é uma cor feminina muito contracenada com o rosa, mostrando o lado Barbie.
Preto: Elegância. É uma cor neutra e condiz com tudo. Deve ser pouco usado, pois reduz os ambientes e pode causar depressão. No artesanato é uma cor fundamental para dar vida as peças, combinada com dourado dá muita elegância e sofisticação.
Iluminação
A cor é um jogo entre a luz e o objeto. Assim, a iluminação também tem uma parte importante na hora de decorar. Vários tipos de lâmpadas também induzem na assimilação das cores no ambiente.
Se o local é pequeno e quente, uma iluminação que seja bem fria, objetiva e voltada para a cor branca vai dar a sensação de aumento e conforto. Já um lugar maior, vai se demonstrar mais confortável se tiver uma iluminação em tons de amarelo.
A luz é essencial para expor as peças de artesanato e buscar a valorização , destacando no ambiente que ela está.
Já a luz na pintura das peças é a busca constante de realçar e iluminar dando mais vida e cores. Solte sua criatividade e combine e abuse das cores, vocês descobrirá a vibe positiva de cada uma das cores e a melhor forma de aplicar.

                             Autora :  Rosi Feliciano do blogdarosi.com.br







                                     

                                   

3 comentários:

Dinha disse...

que massa esse post amei!

Prof Rosi Oliveira disse...

Parabéns pelas Dicas, o blog é super legal! Vou compartilhar com certeza.
#Prof Rosi Feliciano #Emagrecer #Emagrecer com saúde

Patricia novais disse...

Que bom que vcs tão gostando.
Oi amiga dinha obrigado pela visita.
Também amei,rosi feliciano querida obrigado pela parceria.